"INICIAL"

OS MEMBROS

Quando um Moto Clube é sério e tem suas raízes fincadas no motociclismo tradicional há, no seu quadro de membros, uma escala que cada integrante que chega no Clube tem que seguir.

Em cada etapa o membro é avaliado pela Diretoria. Nessa avaliação que é composta por vários aspectos, o integrante avaliado tem que "passar" por todos, não deixando aspecto nenhum em falta.

Conheça abaixo essa escala pela qual todo membro deve passar.

____________________________________________________________

COMPANHEIRO

É o visitante que chega e quer conhecer um pouco mais sobre o MC. Ele se interessa pela, digamos, "pegada" que o MC tem e quer ser integrante.

Então o deixamos seguir o MC quando este vai à algum evento e também participa das Reuniões Semanais. Esse período é importante para o futuro intregrante ter a certeza absoluta se quer seguir ou não. Esse período leva em torno de 3 meses e seu colete não tem insígnia alguma.

Após esse período, ele é avaliado pela Diretoria. Se aprovado for, ele passa à próxima fase, a de Próspero Pretendente.

____________________________________________________________

PRÓSPERO PRETENDENTE ou SIMPLESMENTE "PP"

Quando aprovado na fase anterior, o membro então recebe os patchs frontais do colete e passa ser chamado de "PP", que é o significado de Próspero Pretendente. Quando ele está nessa fase, ele é "apadrinhado" por um membro efetivo do clube que irá orientá-lo no modo de agir e de se portar perante outros membros principalmente.

Esta fase é a de "ralação". O futuro membro irá ser posto à prova em diversas situações no que diz respeito aos trabalhos feitos na Sede, nos Eventos que participa (onde ele é o responsável por estender a bandeira com o Brasão do MC em local visível e depois retirá-la no momento que for embora, por exemplo).

Ele é um "faz tudo" no clube por assim dizer. Se não sabe fazer, irá aprender. Mas é bom frisar que nada é feito com a intenção de denegrir a imagem dele como ser humano e, principalmente, como homem.

Esse período de "PP" leva em torno de 3 a 4 meses. Durante esse tempo ele é avaliado não somente pelo padrinho, mas também pela Diretoria e, se aprovado for, irá para a 3a fase que é a de Meio Escudo.

____________________________________________________________

MEIO ESCUDO

Não é muito diferente do "PP. Contudo, ele fica responsável por orientar outros companheiros e PPs caso o MC tenha. Ele passas sua experiência para os que estão abaixo dele (não de forma hierárquica, mas de tempo de clube). Sua responsabilidade aumenta perante o clube, pois o Meio Escudo é como se fosse o "chefe" dos PPs e pelos Companheiros que ali estão.

Quando ele é aprovado na fase anterior deixando de ser PP e passando a Meio Escudo, ele irá receber as flámulas dorsais (superior e inferior) do colete, ou seja, as que ficam nas costas.

Esta fase leva pelo menos 4 a 5 meses para ser promovido à ultima fase que é a de Membro Efetivo.

____________________________________________________________

ESCUDADO

É, finalmente, a última fase que o integrante alcança na sua escalada no Clube. Quando ele é aprovado na fase anterior ele se torna um Membro Efetivo. Recebe a parte central do escudo (então ele fica com o escudo fechado) e também um patch "EFETIVO" costurado na frente do colete.

É realizado um cerimonial quando um ou vários membros se tormam "escudados". Há o pronunciamento do JURAMENTO, que é repetido pelo(s) membro(s) junto com o Presidente do MC e ao final deste, todos os membros gritam em voz alta "CORUJAS".

Mas o membro escudado não pode pensar que sua jornada de aprendizado no CORUJAS DO ASFALTO MOTO CLUBE parou por aí. Ele ainda tem muito o que aprender no clube, principalmente com os mais antigos. Há muitos aspectos a servem vistos, discutidos, mensurados e avaliados para que o membro algum dia possa receber alguma CONDECORAÇÃO.

 

"INICIAL"